É complicado pensar em investimentos quando não se tem uma boa ideia disso. No começo, os números são abstratos e é difícil saber no que eles podem se tornar. Depois de ver tantas histórias de sucesso, fica complicado imaginar como pouco dinheiro se tornou algo tão grande.
Os retornos para os próximos 90 anos serão exatamente os mesmos? Claro que não. Mas o mercado de ações dará voltas em torno dessas outras opções. Por quê?
Porque quando você investe em empresas que estão lucrando e investindo esse dinheiro de volta nos negócios e reinvestir os dividendos que pagam, seus retornos a longo prazo serão maiores do que se você comprasse ativos estáticos, como uma casa ou um metal brilhante.
Para tomar as melhores decisões sobre o investimento, alguns conselhos inteligentes seriam bastante úteis, por exemplo, aprender a Como declarar fundos de investimento no Imposto de Renda.
Embora o setor imobiliário possa ter um grande efeito em suas finanças, as ações são um grande investimento que, se você não for disciplinado, pode fazer com que um cara racional agisse de um jeito bem extremo.
No setor imobiliário, as pessoas tendem a se preocupar com o que valerá em 10 ou 20 anos, o que é uma maneira inteligente de investir. Pergunte aos amigos de seus pais o que eles pagaram pela casa deles, e todos eles se lembrarão.
Pergunte a eles onde a Dow estava negociando naquele ano e eles não terão ideia. Mas eles provavelmente sabem o que as ações fizeram ontem. E esse é o problema.
Como as pessoas podem verificar os preços das ações todos os dias (ou a cada minuto), tendem a reagir exageradamente a movimentos de curto prazo sem sentido. Eles ficam eufóricos quando suas ações sobem e devastados quando caem.
A ganância ou pânico resultante leva a más decisões – como comprar nos bons tempos e vender nos maus. O resultado: como inúmeros estudos demonstraram, os retornos que os investidores realmente ganham no mercado são muito inferiores ao desempenho do mercado.
Muitos acham que o setor imobiliário é um investimento melhor do que as ações: eles estão comparando os lucros inflacionados de décadas de propriedade de casas com as cicatrizes de más decisões de investimento em ações nos recentes mercados em baixa. Em termos simples, o setor imobiliário os torna inteligentes e os estoques os tornam estúpidos.
A única maneira de vencer no investimento em ações é encontrar forças para ignorar os movimentos de curto prazo. Trate suas economias de aposentadoria como uma hipoteca: faça pagamentos mensais independentemente das condições do mercado.
Não tente escolher ações e não pague as taxas necessárias para investir em fundos mútuos que tentam vencer o mercado. Em vez disso, compre um fundo passivo barato, como as ações de investidores.
Não faço ideia do desempenho do fundo nos próximos dois anos, mas, à medida que essas empresas produzem lucros e dividendos, elas se tornam mais valiosas. Ao longo das décadas, superará em muito a apreciação que você verá na casa comum.