Ser pai provavelmente será um dos maiores eventos da sua vida. Aproveitar ao máximo o tempo que você está fora do trabalho para conhecer seu bebê é uma ótima maneira de começar sua vida como pai.
Você também pode ficar tentado a fazer algumas coisas pela casa. No longo prazo, porém, há uma recompensa maior por usar esse tempo para iniciar seu relacionamento com seu filho.
Mas se você está passando por emoções intensas – para não mencionar a falta de sono – que geralmente vem com um bebê novo, pode estar se perguntando por onde começar e o que fazer.
De fato, como pai, você terá um enorme impacto na vida de seu filho. E esse impacto começa agora. Os bebês recém-nascidos vêm ao mundo prontos para se conectar com os pais, mas os pais muitas vezes não sabem nem como segurar uma mamadeira avent.
Tornar-se pai pode ser uma curva acentuada de aprendizado. Pode ser útil ouvir outros pais em nossos vídeos sobre vínculos, troca de fraldas, segurando seu bebê e ajudando-o.
Envolver-se no cuidado diário do seu bebê – vestir, descansar, brincar, tomar banho e trocar fraldas – é a melhor maneira de desenvolver suas habilidades e confiança.
Essas atividades cotidianas também criam muito tempo com seu bebê, que é o alicerce de um relacionamento positivo. Outro bônus é que também é bom para os outros pais do seu bebê descansarem.
Os bebês dão “dicas” ou sinais para o que precisam através de seu comportamento e linguagem corporal. Prestando realmente atenção às dicas do seu bebê, com o tempo, você aprenderá como descobrir o que o seu bebê precisa.
O toque físico faz com que seu bebê se sinta seguro e cria confiança e conexão com você. Esse tipo de vínculo com os recém-nascidos também estimula o desenvolvimento cerebral do seu bebê. Você pode tentar carregar e segurar seu bebê o mais rápido possível. Se você segurá-la contra seu peito, ela poderá ouvir seu batimento cardíaco.
Converse enquanto estiver carregando ou trocando seu bebê. Por exemplo, “Vamos mudar essa fralda. Isso parece melhor, não é? Aqui está uma boa fralda limpa. Não chore, terminaremos em breve “.
Cada palavra que o bebê ouve ajuda a desenvolver seu idioma e aprendizado e fortalece seu relacionamento com ele. Contar histórias, ler livros ou cantar canções tem o mesmo efeito.
O leite materno é a melhor comida para o seu bebê. Seu apoio à amamentação pode ser vital enquanto seu parceiro está aprendendo. Você poderia dar apoio prático – um copo de água, outro travesseiro ou o que ela precisar.
Ou, se ela estiver com problemas, você pode incentivá-la a obter ajuda. Se o seu parceiro descobrir que não pode amamentar, você pode garantir que está tudo bem e considerar aprender sobre mamadeira e fórmula.